quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um toque na consciência

Humanidade
Totalmente
Livre de
Vírus

Que bom seria fosse esse o significado da sigla HTLV ! Mas a realidade é outra, é cruel, é difícil, é velada. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes esconde o fato de serem portadores. Com esse tipo de atitude ele prejudica o seu “colega” de infortúnio. É uma atitude egoísta, covarde, até com ele mesmo. É antigo e verdadeiro o jargão de que “a união faz a força”. Se você é portador sintomático ou não, e se esconde por vergonha, ou por medo de discriminação, saiba que esse tempo já passou. Somos discriminados o tempo todo e em qualquer lugar, independente de classe social, cor, crença ou doença. O que devemos fazer é erguer a cabeça e colocar a cara na janela, afinal somos simples mortais vivendo em um planeta poluído por nós mesmos. Sabemos que grande parte dos vírus, bacilos e bactérias, são produzidos em luxuosos laboratórios para enriquecerem, cada vez mais, as indústrias farmacêuticas. De nada adianta seu anonimato, muito pelo contrário, essa atitude só fortalece os mais poderosos. Enquanto você estiver quieto não vai incomodar. Vire o jogo, precisamos nos unir para defendermos nossos direitos e ajudar aos menos favorecidos. Se não mostrarmos ao mundo quantos somos e como estamos sendo tratados, quem vai se importar em pesquisar a cura???
Algumas coisas eu não consigo aceitar muito bem, percebo até mesmo que estão subestimando minha inteligência quando ouço; “tudo é novo sobre esse vírus, na realidade não sabemos como ele se comporta, pois em cada organismo ele age de uma forma diferente”.........Ora bolas!!! Então o que os cientistas estão fazendo a pelo menos duas décadas, que ainda não alinharam um padrão de comportamento do vírus?? Até quando vamos ter que esperar por uma medicação eficiente e não paliativa?
Mas sabe por que isso acontece?? Por falta de estatística, porque muita gente quer ficar no anonimato, atitude que leva a um falso resultado de quantidade de pessoas infectadas. Isso me faz lembrar uma frase que ouvi em um hilário monólogo do Chico Anísio: “meu filho tem problemas com a sua sexualidade, o filho do vizinho?? Ahhh aquele é viado”. É exatamente assim que acontece com o HTLV, o sujeito morre dizendo que sofre de uma artrose que o jogou em uma cadeira de rodas, mas não assume que é portador do vírus. Nem mesmo quando se olha no espelho. Digo isso por ser testemunha de tal situação.
O primeiro passo é assumir sua própria condição, o segundo é cuidar do seu corpo para que não fique doente, e o terceiro é não isolar-se, pelo contrário, o portador precisa unir-se a outros em sua mesma condição para lutar pelos mesmos objetivos, ou seja, a busca por uma melhor qualidade de vida enquanto a cura não chega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário