segunda-feira, 19 de outubro de 2009

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

No próximo dia 28/10, às 13:00hs., na sala 02 do prédio de Ensino do IPEC/FIOCRUZ-Manguinhos/RJ, acontecerá uma reunião para os portadores do vírus HTLV, pacientes, parentes e/ou amigos.
O Motivo da reunião é para uma “prestação de contas” de tudo que se tem feito para atender as reivindicações dos pacientes.
Desde a reunião na ALERJ, tudo começou a mudar. Nosso movimento está mobilizando pessoas, crescendo e ganhando adesões importantíssimas.
Fui informada de que está sendo elaborada, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do IPEC, uma proposta para que o HTLV seja considerado uma Doença de Notificação Compulsória Sindrômica. Essa proposta será apresentada à Comissão Municipal de Saúde, talvez nem necessite de votação. Poderá ser aprovada de imediato.
Caso isso aconteça, e vai acontecer, muita coisa vai mudar com relação ao atendimento do paciente de HTLV e principalmente, no que diz respeito à prevenção e atendimento na rede pública (Postos de Saúde), e ampla divulgação para a sociedade civil. É mais uma vitória. Creio que vamos conseguir fechar o ano de 2009, com várias metas atingidas.
É preciso ter paciência e perseverança. Precisamos aproveitar que o mundo está de olho no Rio de Janeiro e no que está sendo feito pela saúde pública. Todos os políticos querem “mostrar serviço”. Então vamos dar trabalho para eles. Não vou desistir enquanto não conseguir todas as metas a nível Federal. É obrigação dos governantes, cuidarem da saúde do povo, da acessibilidade e dos portadores de necessidades especiais. Não estão fazendo nenhum favor à população, pelo contrário, os colocamos lá, então agora cobraremos seus serviços, caso contrário, eles poderão dar “adeus” a reeleição, a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, certo??
Chega de ficarmos pedindo, “por favor Senhor Deputado ou Senhor Senador”, não existe isso, não é favor e sim OBRIGAÇÃO. Estão sendo pagos graças aos nossos impostos. Agora, eles esquecem um pequeno detalhe: quem vota para eleger, também faz movimento para retirar. Não somos tão velhos assim que não possamos lembrar-nos do que aconteceu em 29 de dezembro de 1992, com o ex-presidente Collor de Mello. O povo quando se une é como água de chuva, uma gota aqui, uni-se a outra ali, vira uma poça que se junta a outra e acaba em uma grande enchente.
Tenho uma amiga que diz que eu possuo um lado Che Guevara, pode até ser, mas a minha guerrilha é por melhoria na saúde pública, por mais atenção e cuidados aos pacientes/portadores do vírus HTLV e seus familiares, por mais esclarecimentos a classe médica tão “ignorante” do assunto, por inclusão social aos deficientes físicos por conta do vírus, por mais postos de atendimento, por mais solidariedade e inúmeras outras coisas.
Gente, uma vez que o vírus se manifesta no organismo, ele é “degenerativo”. Será que ninguém vai fazer nada para conter essa praga?????
Ahh vai.....se vai..!!!!

Obs.: Leiam o que diz a Portaria nº 1943, assinada pelo ex-ministro da saúde José Serra, de 18/10/2001. Define a relação de doenças de notificação compulsória para todo território nacional.

Art. 6º - Os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde poderão incluir outras doenças e agravos no elenco de doenças de notificação compulsória, em seu âmbito de competência, de acordo com o quadro epidemiológico local.

Parágrafo único – As inclusões de outras doenças e agravos deverão ser comunicadas pelos gestores estaduais e municipais à Fundação Nacional de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário