sexta-feira, 16 de abril de 2010

PALESTRA NO CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE

Olá pessoas!!
Ontem, dia 14/04, participei como palestrante da Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1. A palestra foi sobre o vírus HTLV e as reivindicações dos pacientes/portadores do vírus.
Pelo menos para mim, foi uma reunião histórica. Foi no auditório do Hospital Geral de Bonsucesso com uma platéia de no mínimo 100 pessoas. Faziam parte dessa platéia, profissionais de saúde, médicos, delegados do Conselho Municipal e representantes de várias entidades que compõem o Conselho. Até a Diretora do Hospital, Dra. Sandra, estava presente compondo a mesa.
Eu fiz uma apresentação “enxuta” e bastante esclarecedora, já que o tempo que me foi disponibilizado era bem pouco. Mas, popularmente falando, “choquei” a platéia!!
A maioria das pessoas que estavam ali, não sabiam nada sobre o vírus ou ouviram falar, mas não conheciam a gravidade do assunto.
Segundo informação de uma das pessoas presentes, foi a primeira vez que todos do Conselho ficaram calados prestando atenção no palestra, juro que não pensei que tivesse causado um impacto tão grande assim!
Amigos, foi maravilhoso!! Foi a primeira vez que saí de uma palestra cheia de esperanças e com ações já planejadas.
Tudo que eu falei sobre o vírus, formas de contaminação e prevenção, teve eco. No dia 20/04 estou com uma reunião agendada com o médico responsável pela maternidade do Hospital Geral de Bonsucesso, para discutirmos algumas medidas preventivas e também a possibilidade de atendimento ambulatorial aos pacientes de HTLV. Tudo é muito novo e precisa ser bem estudado pois o Hospital Geral de Bonsucesso é um Hospital Federal, se conseguirmos semear nossas idéias lá, será muito mais fácil fazer o mesmo em outras instituições da saúde pública.
Bom, do que estou falando??
Estou falando do controle da doença, do teste em gestantes, da orientação em caso de resultado positivo. Precisamos evitar que o vírus continue se espalhando. A contaminação vertical tem sido mais frequente do que as outras formas de contaminação.
Consegui esclarecer a todos que o HTLV é negligenciado, necessita ser incluído na relação de Doenças de Notificação Compulsória (as informações geradas contribuem inicialmente para orientar/monitorar intervenções dos serviços e reduzir a transmissão/aquisição mediante a detecção de agravos coletivos em condições especiais de risco e vulnerabilidade, refletindo diretamente no planejamento e entrada de recursos para programas de saúde). O Ministério da Saúde precisa liberar verbas para as pesquisas que, no momento, estão paradas. É preciso que sejam feitas campanhas educativas na mídia, da mesma forma que é feita com o HIV, tuberculose, etc.
Os postos de saúde, UPAS e médicos de família, precisam ter profissionais capacitados para atender e orientar pacientes/portadores do vírus HTLV.
As reivindicações apresentadas no Conselho podem parecer “utopia”, mas posso afirmar que é apenas a “ponta do fio de uma grande meada”.
Quero informar a vocês que, no dia 26/04, tenho uma visita/reunião agendada no Instituto Vital Brasil, para conhecer o Projeto de Apoio à Gestante que foi implantado em fev/2010 com o nome de “Pró-mãe”. Trata-se de testes pré-natais mais rápidos e fáceis que utilizam a técnica de coleta de sangue em papel de filtro. Em 15 dias o resultado está disponível às pacientes. Infelizmente, apenas são feitos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde, o exame do HTLV e Doença de Chagas não fazem parte do pacote. Para maiores informações, consulte o site do Instituto Vital Brasil (www.ivb.rj.gov.br).
Com essa minha visita e alguns documentos que falam sobre Leis de outros Estados, que sempre carrego em minha pasta, quem sabe eu consiga incluir mais 2(dois) itens importantes “nesse pacote”???
Me aguardem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário