quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PALESTRA SOBRE HTLV NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO

Olá pessoas!!
No dia 1º de setembro, tive o enorme prazer em dar uma palestra sobre o vírus HTLV, para o Grupo Parceiras da Vida, do Hospital Pedro Ernesto.
A receptividade foi muito boa. O assunto, como era de se esperar, gerou muitas dúvidas.

A maioria das pessoas presentes nunca tinha ouvido falar sobre HTLV, ou pensavam que era a “mesma coisa” que o HIV. Outra dúvida que surgiu foi a de que, sendo a pessoa portadora do HIV ela estaria imune ao HTLV e outras DSTs, por conta das medicações que são utilizadas. Engano que é bastante comum por causa da falta de informação pelos órgãos da saúde púbica. Uma DST não isenta outra, muito pelo contrário, o indivíduo que tem uma imunidade muito baixa, não se trata e não se protege corretamente, fica muito mais suscetível a contrair o que chamamos de “pacote completo” (hepatites virais, HIV, HTLV, etc.).

O Grupo Parceiras da Vida é composto apenas por mulheres e coordenado pela Assistente Social Viviane. Trata-se de um grupo de apoio mútuo a soropositivas, pessoas que convivem com HIV/AIDS e voluntárias. São também multiplicadoras de informações em suas comunidades, por isso o interesse em maiores esclarecimentos sobre o HTLV.

O saldo da palestra foi bastante positivo. Distribui cartilha explicativa e folhetos da nossa associação (Associação Lutando Para Viver Amigos do IPEC), colocando-me a disposição para qualquer tipo de esclarecimentos e ajuda no que for necessário.

Bom, quero agradecer a Sandra Britto o gentil convite e a excelente oportunidade de divulgar a “existência” do vírus HTLV. Uma realidade cruel que está incapacitando pessoas do Oiapoque ao Chuí, que está proliferando mais que parentes de políticos no Palácio do Planalto, e que as autoridades de nosso “emergente Brasil” preferem ignorar a existência do vírus, abandonando os pacientes/portadores do HTLV à própria sorte e sem políticas de saúde pública para evitar uma “pandemia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário