domingo, 9 de janeiro de 2011

RESPOSTA DO DEPARTAMENTO DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS

Olá Sandra,

discordo quando vc se coloca como impertinente, muito pelo contrário, suas
reivindicações são extremamente pertinentes e devem ser levadas a discussão.

Ao longo do ano de 2010 passamos por um processo interno de reestruturação para adequarmos o Departamento a um modelo de gestão por resultados. Isso, por um lado,fez com que não tivéssemos perna para avançar em algumas questões, mas por outro,definiu alguns eixos estruturantes, como a inclusão das ações para o controle do HTLV no Brasil ao planejamento estratégico do Departamento. Na prática, isso significa que ao fim do processo de reestruturação, que deve ocorrer em fevereiro,teremos um grupo técnico interno que irá se dedicar às estratégias de controle do HTLV no Brasil.

Entretanto, antes mesmo da conclusão desse processo de reestruturação, faremos uma reunião na segunda ou terceira semana de fevereiro com o grupo de experts em HTLV com quem temos trabalhado e representantes da sociedade civil das duas ONG que já tive conhecimento até o momento, a sua e a que o Sr. Francisco Cabral é presidente,em Recife. O objetivo da reunião será estruturar um cronograma para 2011 das ações voltadas ao controle do HTLV no Brasil.

Como propostas de pauta, já temos o seguinte:

- abertura de linha de pesquisa indicada pelo grupo de especialistas;
- discussão de estimativa de crianças expostas ao HTLV no Brasil para a avaliação de viabilidade de fornecimento de fórmula láctea;
- apresentação do estado da arte dos kits laboratoriais disponíveis no Brasil e formação de grupo para definição de portaria de diagnóstico da infeção pelo HTLV no Brasil - a partir disso poderemos fazer gestão junto a estados e municípios, de maneira mais incisiva, pelo oferecimento de testes para HTLV na rede, inclusive para gestantes;
- definição de grupo que irá revisar manual clínico de HTLV do Ministério da Saúde - última edição é de 2004 - publicação on line de documento "Linhas de Cuidado para as pessoas infectadas pelo HTLV no Brasil" produzido por grupo de experts em 2009.

Novos pontos de pauta poderão ser sugeridos. Fecharemos a data e enviaremos os convites na terceira semana de janeiro.

Continuemos em contato. A parceria entre setores governamentais e não governamentais foi um dos pilares do sucesso da resposta brasileira a epidemia de aids no país.
Tenho certeza que para o HTLV não será diferente.

um abraço,

Marcelo Araújo de Freitas
Unidade de Assistência e Tratamento
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais


MINHA RESPOSTA


Boa noite Dr. Marcelo Freitas!!

Obrigada pela atenção ao meu e-mail. Só para atualizá-lo, somos em 3 (três) as lideranças de HTLV. O Cabral de Recife, a Dalva de Salvador e eu aqui no Rio de Janeiro. Infelizmente outros Estados não estão conseguindo adesão de pacientes para a criação de uma ONG. Minas Gerais é um exemplo de prevenção e divulgação, tem inclusive leis próprias mas, segundo a Dra. Anna Proietti, a dificuldade para unir os pacientes é muito grande.

Repetindo o texto do seu e-mail :
"Continuemos em contato. A parceria entre setores governamentais e não
governamentais foi um dos pilares do sucesso da resposta brasileira a epidemia de aids no país. Tenho certeza que para o HTLV não será diferente."

Fico no aguardo de um breve contato. Precisamos ganhar tempo, não temos mais
tempo a perder.

Um forte abraço!!


Sandra do Valle
Diretoria de Divulgação
Representante dos portadores do HTLV - RJ
(21) 8712-4634
(21) 3865-9530

Um comentário:

  1. BOA NOITE,
    ME CHAMO MARLUCE
    HÁ 3 ANOS ATRÁS FIZ UMA DOAÇÃO DE SANGUE PARA UMA AMIGA DE UMA AMIGA MINHA, E HOJE TIVE A SURPRESA DE UM TELEFONEMA ME INFORMANDO QUE EU TERIA QUE COMPARECER NUMA UNIDADE DO SUS PARA REALIZAR EXAMES COMPLEMENTARES, APENAS SÓ ISSO. DAÍ FUI AO POSTO E LÁ FIQUEI SABENDO QUE MEU SANGUE NA ÉPOCA QUE DOEI , HAVIA APARECIDO O VÍRUS HTLV, O MÉDICO QUE ME ATENDEU NÃO ME DEU MUITAS IMFORMAÇÕES SOBRE O VÍRUS, ME ENCAMINHOU PARA A FIOCRUZ, AMANHÃ VOU VER O QUE PODE SER. DAÍ VOLTO A ME COMUNICAR.

    ResponderExcluir