terça-feira, 12 de abril de 2011

Reunião no Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais

A reunião do dia 31/03 teve como objetivo alencar processos prioritários e elaborar cronograma de atividades para 2011, dentro das 5 áreas abaixo.
Comunicação e Prevenção: materiais informativos para o público em geral e para profissionais de saúde sobre o HTLV e seu impacto na saúde;
Diagnóstico: avaliar a necessidade de grupo específico para definir as recomendações diagnósticas; definir sobre que teste confirmatório incorporar no SUS;
Atenção: revisar manual de 2004 e publicar o documento nas redes de atenção;
Transmissão vertical: implementar a testagem em gestantes e o fornecimento da fórmula infantil.
Linhas de pesquisa: avaliar os resultados dos projetos financiados e propor novos.
Dentro dos temas discutidos, várias propostas foram sugeridas para viabilizar o teste confirmatório no SUS, uma vez que o mesmo em um custo muito alto.
Foi sugerido que o Programa inclua o HTLV assim como incluiu as Hepatites Virais, para facilitar as ações sem muita burocracia e com verba específica para tais ações.
Formou-se uma equipe de profissionais, dentro de suas especialidades, para revisar e atualizar o Guia de Manejo Clínico ao Paciente com HTLV, documento direcionado aos profissionais de saúde, incluindo outras especializações médicas (obstetrícia, urologia, psicologia e reumatologia).
Foi sugerido que o HTLV faça parte da lista de doenças de notificação compulsória mas, como temos urgência em conter o avanço do vírus, foi acordado que a comissão estudará uma forma de testagem obrigatória através de Portaria do MS. Sabe-se que a transmissão vertical é, no momento, a forma mais grave e sem controle de disseminação do vírus HTLV.
Cabe lembrar que a combinação de várias ações levou o Ministério da Saúde a tomar providências urgentes com relação a negligência do htlv e convocar a citada reunião. Não foram ações isoladas e sim um longo e persistente trabalho de grandes pesquisadores profissionais da saúde.
De 17 a 19/04 acontecerá em Olinda/PE, o XI Simpósio Internacional de HTLV no Brasil. Na ocasião teremos a presença de todos os profissionais envolvidos na questão e, certamente, o que tem sido feito até agora, no Brasil, inclusive a última reunião em Brasília, deverá ser pauta de alguma mesa de discussão. Eu estarei presente ao Simpósio como representante dos portadores do RJ, enviei um trabalho com o tema “Assistência ao Portador do Vírus HTLV” e, com um pouco de sorte, terei algum tempo para apresentá-lo durante o Simpósio.
No mais, estamos aguardando uma segunda reunião após o Simpósio para concretizarmos tudo que foi discutido e analisado na primeira, inclusive os documentos devidamente revisados para serem publicados e distribuídos o mais rapidamente possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário