sexta-feira, 15 de junho de 2012


Olá pessoas!!
O que vou postar aqui para vocês, é o típico exemplo de como uma pessoa deturpa uma situação para justificar um erro, sem levar em consideração que não está lidando com pessoas ignorantes e subestimando a inteligência de quem não conhece.
A história toda começou assim:
O Grupo Vitamóre – Associação dos Portadores do Vírus HTLV, fez uma solicitação de apoio financeiro, para a realização do Seminário Estadual em HTLV - 2012, que ACONTECERÁ de 19 a 22 de setembro.
A temática HTLV não desperta a mesma atenção e interesse que os casos Cachoeiras/Delta e a musa do caso. O HTLV é um descaso da saúde pública em todos os Estados e, no Rio de Janeiro não seria diferente. A prova disso é que apenas uma instituição respondeu ao nosso e-mail, nos enchendo de esperanças. Mas, era “ouro de tolo”. Vejam abaixo a sequência da história.
Resposta do atual Presidente da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 12/06.
Se o evento é em setembro, ainda há tempo para fazer pedido formal à CAPES, mas tem de ser rápido, ainda nesta semana.
 Jorge Guimarães

Resposta da Diretoria da Vitamóre em 13/06

Boa tarde Sr. Jorge Guimarães,
Em primeiro lugar, obrigada pelo retorno.
Tentamos enviar a solicitação através do Site da CAPES, mas não está permitindo e aparece a mensagem "Período do evento incompatível com calendário de inscrição".
Temos outra forma de fazer o envio? O Evento está tendo uma excelente repercussão e sendo muito esperado. Precisamos muito desse apoio!
Agradecemos desde já,
Abraços Fraternos

Outro e-mail enviado pela Diretoria da Vitamóre em 14/03, pois não havíamos recebido, até então, nenhuma resposta da CAPES.

Boa tarde Sr. Jorge Guimarães,
Já estamos com todos os dados em mãos, inclusive a Carta de Encaminhamento assinada pelo Dr. Bernardo Galvão, que faz parte da Comissão Científica do Evento. Porém, estamos com o entrave da data do evento em relação ao sistema.
O senhor poderia nos auxiliar?
Agradecemos desde já a atenção despendida e ficamos no aguardo,
Abraços Fraternos.

Eis que hoje, a Diretoria da Vitamóre recebeu o e-mail abaixo, do Presidente da CAPES:

Meus caros,
Estou repassando sua mensagem para o Dr. Adalberto Grassi Carvalho da Diretoria de Programas e Bolsas,  que vai lhe propor uma saída para o impasse. Mas devo reclamar que, infelizmente, muitos colegas da comunidade não gostam de ler os regulamentos dos editais que explicitam as regras. Outros sequer abrem a conta bancária para efeito de depósito dos recursos de apoio concedido pela CAPES e depois ficam reclamando que a agência está atrasada no apoio. A CAPES financia hoje mais de 1400 eventos por ano e não dá para ficar fazendo arranjos individuais mesmo quando se trata de eventos meritórios. Por conta da avalanche de pedidos de apoio para eventos (as demais agências estão pulando fora desse suporte) tivemos que, muito recentemente, ampliar o prazo de solicitação de três para quatro meses da antecedência do evento, para dar tempo de processar todos os pedidos. Não tinha me dado conta dessa recente mudança quando respondi sua primeira mensagem.
Um abraço,
Jorge Guimarães.

Bom, a resposta da Vitamóre foi imediata tamanho acinte, pois toda ação gera uma reação

Prezado Dr.. Jorge Guimarães,
Compreendemos perfeitamente a necessidade de que se siga o fluxo de solicitação. No momento em que o senhor nos informou sobre a possibilidade de fazer o pedido a CAPES, a primeira coisa que fizemos foi ler o edital para ver em qual nos encaixávamos e logo nos deparamos com essa questão de prazo.

O Grupo Vitamóre é uma instituição séria, que possui toda sua documentação em dia, tem uma diretoria constituída por pessoas inteligentes, com formação acadêmica e que tem, como objetivo, tirar o HTLV do ostracismo.

Somos a única Associação de Portadores do HTLV no Brasil, em atividade, não temos Donantes e/ou patrocinadores, o que não nos faz melhor ou pior do que qualquer outra associação, mas nos traz muitas dificuldades financeiras. Até porque não temos nenhum artista famoso que possa levantar nossa bandeira.

Atrelado a isso, estamos também com a demanda acima de nossa capacidade. Atualmente estamos auxiliando não só a portadores (esclarecendo duvidas, buscando material de higienização, remédios, centros de tratamento e etc.), mas também a profissionais da área de saúde pedindo que façamos algo, pois estão sobrecarregados, não encontram recursos para o HTLV e nem soluções.

Lidar com a causa HTLV hoje em dia, é ideologia, pois não há amparo e muito menos retorno.

Esse cenário não é culpa nossa, nem dos portadores, nem dos profissionais de sáude, e nem da CAPES. Mas se não houver cooperação entre nós, continuaremos onde estamos, e sem força para exigir, a quem realmente deve nos apoiar, o amparo necessário.

Nós, do Grupo Vitamóre, poderíamos ter projetado os custos com uma margem de retorno para nossa Associação, já que não temos de onde tirar dinheiro para arcar com as contas do grupo e muito menos com as solicitações que nos são feitas. Mas em momento algum pensamos nisso, porque o nosso objetivo em relação ao Seminário é  exclusivamente ensinar e passar o conhecimento sobre o HTLV.

O retorno do seu e-mail nos sugerindo enviar nosso projeto à CAPES, acendeu nossas esperanças. Não temos culpa se as suas informações não estão atualizadas. Inclusive já enviamos conforme edital, o .... por Sedex na data de hoje. Cumprimos todas as exigências. O que não podemos, é ficar aguardando respostas que não chegam, vendo o tempo passar, e quando chegam são mais uma decepção.

É importante esclarecer que, não estamos organizando uma "reunião de confraternização para universitários", estamos fazendo o que o Governo deveria fazer, ensinar, divulgar, esclarecer e incentivar novos pesquisadores, futuros Mestres em pesquisas desses retrovírus que estão eliminando a nação. Nossos grandes cientistas/pesquisadores, estão naturalmente envelhecendo, vão se aposentar e precisam deixar discípulos capacitados para ocuparem seus lugares.

Mas, acreditamos que é muito difícil entender a gravidade da situação quando não se tem um caso na família ou na corrente sanguínea, o vírus HTLV. Porém o senhor pode verificar em matérias publicadas na mídia, que nosso país está voltando a fase da Epidemia Descontrolada do HIV, o que aumenta o número de óbitos e demanda por co-infectados.
 
Esse email segue em cópia para a Comissão Científica do Seminário e em formato de carta aberta, pois será postado em nosso site.

Att.,
Sandra do Valle - Presidente do Grupo Vitamóre
Nathália Fonseca - Vice-Presidente do Grupo Vitamóre


Após as devidas trocas de farpas, que foram com cópia para a Comissão Científica do Seminário, ao final da tarde de hoje a Diretoria da Vitamóre recebeu um e-mail conciliador, marcando para a próxima quarta-feira, uma conversa decisiva e que, esperamos, seja a solução de nossos problemas.
Agora é confiar e colocar nas mãos de Deus!!

Abçs solidários a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário